Tuesday, December 05, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

Como está a chegar uma época menos boa para quem anda de dieta e de reeducação li estas dicas que comparto com vocês.


Não Se Deixe Engordar Na Época Festiva!



Tem receio de ganhar uns quilinhos na época natalícia?
Quer uma ?estratégia anti-engorda??


Se além de tudo isto tem a mania das dietas, então leia estas dicas que a ajudarão a gerir melhor as suas refeições, a sua fome e a sua atitude perante a comida!




1. Evite Ficar Faminta!
Não vá para as festas de Natal com muita fome! Coma qualquer coisa antes (tal como umas tostas, um pouco de pão, um iogurte, etc.) para que não caia no erro de comer demais por estar esfomeada! É aqui que muitas pessoas são apanhadas de surpresa e isto contribui para que engordem!

2. Escolha O Que Vai Comer & Coma O Que Mais Gosta Primeiro!
Faça um plano de refeição antes de começar a comer: pergunte ou veja que pratos serão servidos e decida em antemão o que vai querer. Assim assegura ?espaço? para tudo o que mais gosta, e evita empanturrar-se com essas mesmas comidas se apenas as comer depois das que não adora (são estas calorias a mais, mesmo que saudáveis, que engordam).

3. A Gula Engorda!
Se comer excessivamente numa refeição, rica em gorduras e doces, supostamente só deverá comer qualquer coisa largas horas depois - quando deixar de se sentir enfartada e já tiver alguma fome. Até lá queimará as calorias ingeridas em excesso, e ficará tudo bem. Contudo?? havendo o hábito de comer a certas horas e havendo petiscos, sobremesas e restos por perto, é fácil cair na tentação de comer mesmo não sentindo nenhuma fome! São estas calorias a mais que engordam.

4. Como Se Sente? Repare como se sente antes, durante e depois de comer: ?já estou a ficar cheínha??, ?tenho fome ou apenas vontade de comer?? Para mais informação sobre o tema visite o Dossier ?Comer Intuitivamente?.


Se está a ficar cheínha é porque já engoliu comida suficiente; dê a última garfada agora (logo, ou amanhã há mais)!

Se tem fome, coma (ou continue a comer) até ficar satisfeita mas que não fique cheia!

Se tem apenas vontade de comer: (1) espere (ou faça uma pausa) até sentir alguma fome, pois a comida vai-lhe saber muito melhor; (2) coma apenas um pouco, se lhe souber muito bem, ou se caso contrário ficar a obcecar; (3) pense que é uma óptima oportunidade de não comer calorias extra, pois é assim que engordamos.

Não Restrinja Se Vai Obcecar! Se lhe apetecer um pouco de uma iguaria (e não invente substituições insatisfatórias) mas evita-a com o medo de engordar, pode correr o risco de em vez de comer 1 dose hoje, comer 10 amanhã! Satisfaça essa necessidade se caso contrário ficar insatisfeita e obcecada!
6. Coma Devagar!
Quando o cérebro nos avisa de que estamos cheios, por vezes já é tarde demais. Se comermos muito depressa, por hábito, por muita fome ou muita pressa, estamos a contribuir para engordar.

7. Não Faça De ?Caixote Do Lixo?:
Guarde Ou Deite Fora! Fora de casa: Mal por mal, é preferível deitar fora os restos de comida (os seus, os dos seus filhos e marido), do que engordar! Em casa, é preferível que guarde e não force comer ?só três ou quatro colheradas?. Crime é fazer de si ?caixote do lixo? em nome do anti-desperdício!

8. Não Se Pese Se Fica De Mau Humor!
Se tem um ódio de estimação pela balança, dê-lhe férias de Natal ou ofereça-a à sua maior inimiga! Poupe-se de aborrecimentos e vá caminhar 1 hora por dia se está gordinha!

9. Se Está Triste Ou De Mau Humor, Mexa-Se ? E Não Coma!
Se o almoço de Natal está a correr mal, porque os sogros esqueceram-se de assar o peru, ou está triste porque esta é uma época difícil para si, tenha calma e pense como pode remediar a situação. Não use a comida para lidar com os sentimentos! Isso é uma desculpa para ter permissão para comer ?porcarias? (pois aposto que não serão cenouras)! Opte por caminhar e apanhar ar fresco, ou ir ao ginásio, irá sentir-se muito mais bem disposta.

10. O Que Gosta De Fazer?
Sabe que actividades gosta de fazer? Que desporto ou jogos gostava de fazer quando era criança ou adolescente? Essas seriam boas modalidades a considerar praticar! Mexa-se mais e desfrute do prazer dum corpo mais bem oxigenado, com músculos mais tonificados, e sinta a diferença!!

Texto da autoria da Nutricionista Dra. Madalena van Zeller Muñoz


Fiquem bem !!!!