Tuesday, December 05, 2006

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Como está a chegar uma época menos boa para quem anda de dieta e de reeducação li estas dicas que comparto com vocês.


Não Se Deixe Engordar Na Época Festiva!



Tem receio de ganhar uns quilinhos na época natalícia?
Quer uma ?estratégia anti-engorda??


Se além de tudo isto tem a mania das dietas, então leia estas dicas que a ajudarão a gerir melhor as suas refeições, a sua fome e a sua atitude perante a comida!




1. Evite Ficar Faminta!
Não vá para as festas de Natal com muita fome! Coma qualquer coisa antes (tal como umas tostas, um pouco de pão, um iogurte, etc.) para que não caia no erro de comer demais por estar esfomeada! É aqui que muitas pessoas são apanhadas de surpresa e isto contribui para que engordem!

2. Escolha O Que Vai Comer & Coma O Que Mais Gosta Primeiro!
Faça um plano de refeição antes de começar a comer: pergunte ou veja que pratos serão servidos e decida em antemão o que vai querer. Assim assegura ?espaço? para tudo o que mais gosta, e evita empanturrar-se com essas mesmas comidas se apenas as comer depois das que não adora (são estas calorias a mais, mesmo que saudáveis, que engordam).

3. A Gula Engorda!
Se comer excessivamente numa refeição, rica em gorduras e doces, supostamente só deverá comer qualquer coisa largas horas depois - quando deixar de se sentir enfartada e já tiver alguma fome. Até lá queimará as calorias ingeridas em excesso, e ficará tudo bem. Contudo?? havendo o hábito de comer a certas horas e havendo petiscos, sobremesas e restos por perto, é fácil cair na tentação de comer mesmo não sentindo nenhuma fome! São estas calorias a mais que engordam.

4. Como Se Sente? Repare como se sente antes, durante e depois de comer: ?já estou a ficar cheínha??, ?tenho fome ou apenas vontade de comer?? Para mais informação sobre o tema visite o Dossier ?Comer Intuitivamente?.


Se está a ficar cheínha é porque já engoliu comida suficiente; dê a última garfada agora (logo, ou amanhã há mais)!

Se tem fome, coma (ou continue a comer) até ficar satisfeita mas que não fique cheia!

Se tem apenas vontade de comer: (1) espere (ou faça uma pausa) até sentir alguma fome, pois a comida vai-lhe saber muito melhor; (2) coma apenas um pouco, se lhe souber muito bem, ou se caso contrário ficar a obcecar; (3) pense que é uma óptima oportunidade de não comer calorias extra, pois é assim que engordamos.

Não Restrinja Se Vai Obcecar! Se lhe apetecer um pouco de uma iguaria (e não invente substituições insatisfatórias) mas evita-a com o medo de engordar, pode correr o risco de em vez de comer 1 dose hoje, comer 10 amanhã! Satisfaça essa necessidade se caso contrário ficar insatisfeita e obcecada!
6. Coma Devagar!
Quando o cérebro nos avisa de que estamos cheios, por vezes já é tarde demais. Se comermos muito depressa, por hábito, por muita fome ou muita pressa, estamos a contribuir para engordar.

7. Não Faça De ?Caixote Do Lixo?:
Guarde Ou Deite Fora! Fora de casa: Mal por mal, é preferível deitar fora os restos de comida (os seus, os dos seus filhos e marido), do que engordar! Em casa, é preferível que guarde e não force comer ?só três ou quatro colheradas?. Crime é fazer de si ?caixote do lixo? em nome do anti-desperdício!

8. Não Se Pese Se Fica De Mau Humor!
Se tem um ódio de estimação pela balança, dê-lhe férias de Natal ou ofereça-a à sua maior inimiga! Poupe-se de aborrecimentos e vá caminhar 1 hora por dia se está gordinha!

9. Se Está Triste Ou De Mau Humor, Mexa-Se ? E Não Coma!
Se o almoço de Natal está a correr mal, porque os sogros esqueceram-se de assar o peru, ou está triste porque esta é uma época difícil para si, tenha calma e pense como pode remediar a situação. Não use a comida para lidar com os sentimentos! Isso é uma desculpa para ter permissão para comer ?porcarias? (pois aposto que não serão cenouras)! Opte por caminhar e apanhar ar fresco, ou ir ao ginásio, irá sentir-se muito mais bem disposta.

10. O Que Gosta De Fazer?
Sabe que actividades gosta de fazer? Que desporto ou jogos gostava de fazer quando era criança ou adolescente? Essas seriam boas modalidades a considerar praticar! Mexa-se mais e desfrute do prazer dum corpo mais bem oxigenado, com músculos mais tonificados, e sinta a diferença!!

Texto da autoria da Nutricionista Dra. Madalena van Zeller Muñoz


Fiquem bem !!!!

13 comments:

Xanu said...

Meu deus esta época é mesmo difícil...
No próximo fim de semana vou fazer...azevias. Eu não queria mas a minha filha arranjou um namorado que comeu azevias o ano passado pela primeira vez e não se cala...quer azevias!!
Como ando aflita com as dores nas mãos eles ofereceram-se para me ajudar e no próximo fim de semana lá começo eu...
Até ao final do ano vai ser uma desgraça, mas começo bem o ano, dia 3 de Janeiro vou ao médico paracomeçar a perder peso porque já cheguei a um ponto que não vai lá só com dieta.
Bjs

juanita said...

olá,

ai quem me dera conseguir seguir estas dicas ao promenosr!! mas é verdade muitas vezes comemos por goluseima não é fome!!
a ver vamos o que dá o natal!!

então e as fotos da arvore??

beijos

colher-de-pau said...

Vamos a ver se não engordamos todos no Natal!!!
Gostei muito de lêr o teu post de hoje!
Desculpa não vir cá há já tanto tempo, mas tenho andado com demasiado trabalho, que não me deixa sequer postar, quanto mais tempo para visitas e comentários....
E já decidiste a tua ementa de Natal?
Depois quero saber...
Beijinhos!

Gioconda said...

O problema é que nos lemos isto tudo direitinho, vamos para as festas cheias de boas intenções mas depois quando la chegamos... pimba esquecemos tudo. Eu pelo menos falo por mim sou assim, se houver mousse de chocolate e afins nem me lembro de mais nada e agora no Natal vai ser com a Lampreia de Ovos e o Tronco de Natal.
Amiga diz-me uma coisa, ofereceram-me esta semana o livro que estás a ler (ou estavas) diz-me... vale a pena?

Bolinha de Neve said...

Bom dia, venho retribuir a visitinha.
Olha realmente são boas dicas, mas cumprilas no Natal e bem mais complicado, passamos o dia sentadas a mesa ou perto dela..., depois se forem como eu!!!é tão dificil resistir as azevias as lampreias ao bolo de chocolate aos frutos secos...enfim ja chega.
Beijokas

andreia said...

obrigado pelas dicas... é importante a gente nao se esquecer delas!
beijinhos

Gioconda said...

E sobre o livrito?

ximiusa said...

epa a ideia ja temos graças a este post. falta por em pratica.
vamos la arregaçar as mangas!!
bigada pelo post celia.
a saude? tudo bem?

juanita said...

bem não há fotos, não há novidades...snifff

passei para te desejar um óptimo fds!

beijocas

O meu diário said...

Olá, querida Célia!
Adorei ler as dicas, para não engordar nesta época festiva, pois todas nós temos que ter cuidado para isso não acontecer, vamos ter que nos saber controlar bem. Eu sou muito gulosa :(, é o meu pior defeito.
mil jinhos e bom fim de semana

eskape said...

a melhor dieta é comer um pouco de tudo e muito importante também é fazer exercício físico para queimar as calorias. b.f.semana

Anonymous said...

Beijinhos amiga e uma boa semana para ti.

aninhas said...

pois estas dicas sao fabulosas mas qdo somos nós as anfitrias.... nao vai funcionar, vamos ver o que diz a balança

Aninhas