Thursday, September 21, 2006

HOJE ESTOU CANSADA....


Passear também cansa e hoje estou um pouco em baixo, mas adorei ter ido à minha Elvas, rever os familiares, conversar com as pessoas amigas que deixei há 6 anos, andar pela cidade, sentir o aconchego da minha terra, vivi lá muitos anos(42)e deixou-me muitas marcas ainda hoje onde vivo(Praia das Maçãs-Sintra) me sinto deslocada, não é o meu sítio, tem-me custado a integrar, não tenho laços com ninguem, ás vezes é dificil superar-se isso mas foram opções de vida, com coisas boas e outras não tão boas como é a saudade.


Sobre a festa ela iniciou-se com um desfile de carros alegóricos antigos, os residentes nas aldeias proximas de Elvas vinham ao S.Mateus nestes carros e ficavam acampados em parque proprio durante as festas confratenizando, dançando, comendo enfim divertindo-se era o final de mais um ano agricola e havia sempre algo que se festejar e preces a fazer ao Senhor Jesus da Piedade.


Depois foi a procissão que levou quase 2 horas a passar com 3 bandas de musica e com todos os pendões das freguesias do conselho e seguidamente a abertura do arraial que fica num recinto proprio para a feira, onde se pode encontar de tudo assim como variadissimos divertimentos, bares, restaurantes, artesanato, etc.


Carros Alegóricos


~





Estas fotos não são da minha autoria amanhã conto incluir as que eu tirei
Fiquem bem!

14 comments:

Anonymous said...

Bom dia...Bom dia...Bom dia...O que eu adoro estas festinhas tão tipicas.Ó Elvas ó Elvas...Badajoz á vista!Foi o que me fez lembrar a foto com a placa dos quilómetros...Amanhã quero-te mais arrebitadita pode ser miga?Cá te espero!Beijinhos fofinhos.

Laurita Catita said...

Não é anónimo...É a Laurita Catita.

Ze de Mello said...

Permita-me desejar-lhe um bom S. Mateus!

Todos Somos Elvas!

Anonymous said...

Linda q bom q tudo correu bem... estas festinhas tipicas são sempre mto engraçadas, né? e é bom ver q n se perdem as tradições.
Foste matar as saudadinhas e isso é optimo! Sabes compreendo q a mudança para cá tenha sido brusca, ainda mais ao fim de 42 anos de vida, né? Mas olha tudo tem coisas boas e más e certamente as boas vão compensando... e sempre podes aproveitar estes dias para ires visitar o teu cantinho ;) e sabe tão bem!
Beijinhos e força!

ximiusa said...

maravilha voltares onde te sentes tao bem.
PRaia das maças! tambepm nao tas nada mal, isolado e tal mas nao me importava nada d ter um "barraco" por essas bandas.
Claro que ir todos os dias trabalhar pa lisboa estaria fora de questão| ahahaahahaha

Gio said...

Ola... que bom que deve ser "ir a terra"... eu nunca tive terra, quer dizer, nasci em Lisboa e tenho vivido sempre pertinho, mas tinha um desgosto enorme quando era miuda e nas ferias todos os miudos iam "pra terra" menos eu...
Bijocas

Anonymous said...

ola celi bom dia,

estas fotos retratam como é bonito o s. mateus. E para quem nao sabe antigamente as pessoas do campo passavam 8 dias alojados nestas carroças para participarem no s. mateus. Agora é que já é tudo fino...lol. Tmb conto la passar no f-d-s mas cespero xuva pk diz o ditado que as primeiras xuvas sao pelo s. mateus e ca estao elas. jocas e ve se te animas ... pensa na sericaias.. lol(isto n era pa contar)

emlinha said...

Olá! É optimo tar em familia, ainda bem q te divertiste ! jocas

Anonymous said...

olá!
essas festas das chamadas terrinhas :) sao mt giras e mt tradicionais!
as fotos sao mt giras!
beijinhos e descansa

Garfieldzita said...

Linda mt obrigada pela força!

Ñão tenho mesmo sido boa companhia pa ng, mas prometo por as visitas em dia, ta?

bjokas

Dina said...

É sempre um prazer descobrir outros elvenses que percebem o que sentimos.(Até na luta que travamos com a balança)
É engraçado, eu tb saí de Elvas há 6 anos, regressei durante uns meses, e estou de novo longe.Agora estou no Ribatejo (Samora Correia) mas quando saí de Elvas tb fui para a região de Sintra mas era bem pior que a Praia das Maçãs que é um sítio lindo e espero que a pouco e pouco se consiga integrar.
Fico à espera das fotos que tirou ontem.

Kat-ita said...

Oi, gostei muito de ver esas fetsas. Eu também adoro festas tradicionais :-) Só tenho pena da festa tradicional da terra dos meus pais calhar sempre numa altura em que eu não posso ir.
Jokitas

Anonymous said...

O que interessa é que valeu a pena a viagem! As fotos estão lindas!!Beijocas!

Zana said...

Que bom teres matado saudades da terra Natal.
Por muito que se viaje ou mude de casinha, não há nada como a terra que nos viu nascer nao é?
Eu sou alfacinha de gema por isso nao sinto essa ligação, mas acredito que seja bom regressar.
Inda bem que a festa foi boa.
E tás tristinha pq?
Toca a animar vá!
Bom fim de semana.
Beijinhos